sábado, 14 de janeiro de 2012

Das Aprendizagens

Na coordenação uma coisa é importante: prever o futuro. Não usando o Tarô, I-Ching nem a mãe Raven, e sim pensar que algo que você está planejando simplesmente tem 60% de chances de dar errado, inclusive a distribuição de turmas. Pensando nisso, chamei dois professores reserva e pedi que fizessem uma prova.
O professor realizou uma prova satisfatória, e a professora realizou uma prova com alguns erros fortes "Desculpe-me, é que estou nervosa!" - Ela disse.
Pedi a eles que elaborassem uma aula e que a apresentassem a mim e ao diretor. Algumas horas depois eles estavam, trêmulos, apresentando uma gramática sem dinâmica prévia. (Das coisas importantes para quem ensina idiomas: Primeiro apresenta-se a forma, ou seja, a estrutura, de uma maneira bem dinâmica e, em seguida, o conteúdo, a gramática em si).
Eu estava sem esperanças, pensei em convocar mais pessoas para o processo de seleção e começar tudo de novo... Quando o diretor e eu conversamos.
Diretor: "O que você achou?"
Eu: "Queria saber primeiro a sua opinião..." - Eu não ia dizer de cara que não tinha gostado.
Diretor: "Eles são pedras brutas, como diamantes, que precisam de oportunidades para brilhar... Eles não têm expericência alguma mas, com o tempo, poderão adquirir e ser excelentes professores. E você? O que acha?" - E, a partir daí, lembrei das oportunidades que tive de me desenvolver como professor, do primeiro dia de aula com um sorriso sem graça, com a insegurança interior de estar sendo analisado pelos alunos. Me lembrei da frase de John Kennedy que diz que "Todos nós temos talentos diferentes, mas todos nós gostaríamos de ter iguais oportunidades para desenvolver os nossos talentos." ou algo assim.
Eu:"Estou pensando... Vou dar uma oportunidade a eles!"
Diretor: "Ótimo, me avise quando começar o treinamento deles!"
E assim, me senti útil para o desenvolvimento de alguém... E assim, sinto que estou me tornando uma pessoa menos maldita.

5 comentários:

FOXX disse...

pois é, dar oportunidades a alguém é uma das coisas mais importantes da vida. e seu diretor é uma ótima pessoa.

Uma Cara Comum disse...

Que texto lindinho! O mundo tá precisando de gente assim... rs

Abraços!!

Lobo disse...

Ai, se os coordenadores dos lugares onde faço teste de emprego fossem assim :p

F disse...

Eu estou bem nessa fase, em que preciso de uma chance para ser lapidado. Oportunidades são tudo!

Serginho Tavares disse...

todos precisamos de oportunidades na vida e quando podemos oferecer isto a alguém é tão gratificante...

beijos sister